quarta-feira, 24 de junho de 2009

Novidades sobre as negociações com a Sanepar

O Movimento Água da Nossa Gente tem acompanhado o desenvolvimento das negociações entre a estatal paranaense Sanepar e a prefeitura de Cornélio Procópio que tem como finalidade a renovação do contrato de concessão do serviço de água e esgoto do município.

O contrato com a empresa foi feito há 30 anos e venceu em 2006. A Sanepar estabeleceu uma qualidade de serviço no município que, no aspecto técnico referente ao número de pessoas atendidas e qualidade no atendimento, está em nível europeu.

As negociações se arrastam há cerca de três anos e neste período surgiu até mesmo a suspeita de que haveria a intenção por parte da prefeitura em privatizar os serviços. Por sinal, foi a preocupação da sociedade civil com a possível perda deste bem comum dos procopenses um dos motivos que levou à criação do Movimento em novembro de 2007.

No início desta semana obtivemos a informação de que por estes dias o processo de negociação deve ter passos importantes e que até podem ser decisivos, ou pelo menos devem estabelecer com mais precisão a posição da administração municipal quanto a este importante serviço público. Sobre o comportamento da Sanepar não existe dúvida alguma. Sua diretoria tem sido transparente na negociação, observando respeito aos procedimentos e mantendo tanto os funcionários da empresa quanto a opinião pública bem informados sobre o andamento do trabalho.

No município, optou-se por entregar à Câmara Municipal o encargo de elaborar um documento que poderia ser tomado como base da negociação, trabalho que ficou a cargo do presidente da Casa, Helvécio Alves Badaró. Conforme o que soubemos, o encontro que pode ocorrer ainda nesta quinta-feira em Cornélio Procópio reuniria a diretoria da Sanepar, o prefeito de Cornélio Procópio e o presidente da Câmara Municipal para a discussão sobre o documento que já está concluído.

Em conversa com o presidente da Câmara, fomos informados de que ele buscou um equilíbrio entre os interesses de ambas as partes para chegar a um acordo que possibilite enfim a assinatura da concessão.

Uma proposta razoável vinda do Legislativo pode realmente ser o encaminhamento que faltava para definir de vez a concessão do serviço de água e esgoto do município e acabar com rumores políticos em torno de uma questão tão essencial.

O Movimento Água da Nossa Gente acompanha com atenção o assunto e estará, como sempre, trazendo informações com qualquer novidade que surja. Um elemento vital como a água exige esta transparência.

Nenhum comentário: