terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Jornalista sente na pele a mudança climática

Ainda sobre os efeitos das mudanças climáticas, é interessante conhecer o depoimento do jornalista Clóvis Rossi, que já cobriu o Fórum de Davos várias vezes. Segundo ele, esta é a 19ª vez que vai à Suíça. Em sua coluna de hoje na Folha de S. Paulo, Rossi chama a atenção do leitor para o calor que fez em Davos, fato incomum no mês de janeiro.

Davos fica nos Alpes suíços. Há 19 anos, conforme ele conta, fazia “um frio de rachar os ossos” por lá. Nesta época do ano, era impossível ficar fora de ambientes com calefação. Agora o jornalista se surpreendeu com a presença de gente almoçando nas mesinhas na calçada do hotel em que ficou.

Na viagem de Davos a Munique é possível observar que só existe neve nas partes mais
altas dos Alpes, o que o jornalista acredita ser conseqüência do aquecimento global. Em Davos, um colega seu, Yoshinori Imai, principal apresentador da NHK, a rede japonesa de TV, também estava espantado com o que via e reforçou suas preocupações. "As pessoas já estão sentindo na pele o efeito da mudança climática", disse Imai.

Clique aqui para ler a coluna de Clóvis Rossi na íntegra, á disposição no arquivo do blog do Movimento Água da Nossa Gente.

Nenhum comentário: