sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Valores humanitários apóiam o Movimento Água da Nossa Gente

O crescimento do Movimento Água da Nossa Gente tem se efetuado de modo gradual e organizado, fruto de um trabalho sério em torno da temática da água. Nesses poucos meses de existência − seu lançamento foi em 3 de novembro, em Cornélio Procópio − a seriedade do nosso trabalho já conquistou o respeito da população.

Um foco básico da nossa atuação é a definição da água como um bem comum. Os recursos hídricos não podem ser usados como fonte de lucro de uns poucos. Nossa água é para o usufruto da comunidade e o bem-estar de todos.

É para isso que trabalhamos e, para a nossa satisfação, alcançamos bons resultados, com um ótimo acolhimento por parte da população. Temos mantido uma agenda bastante produtiva com palestras, reuniões e ações junto à variadas instituições como escolas, associações e sindicatos, e com isso colhido apoios que engrandecem a nossa causa e faz crescer a consciência sobre a necessidade cada vez mais urgente de cuidarmos da nossa água.

Como um exemplo dessa aprovação da coletividade, trazemos o recente apoio do médico João Batista Lima Filho, que nos procurou manifestando seu apoio e colocando à disposição do trabalho do Movimento Água da Nossa Gente as instituições que criou e dirige.

O doutor Lima Filho, que mora e trabalha em Cornélio Procópio, é uma pessoa muito conhecida em todo o país em razão da alta competência como médico geriatra e a dedicação a atividades filantrópicas. Seu perfil ilustre, como um profissional que alia a capacidade técnica à dedicação aos problemas da comunidade e à melhoria de vida do ser humano, exige que nos alonguemos um pouco para bem situá-lo como um símbolo da qualidade humana que o nosso Movimento tem atraído.

Graças ao médico Lima Filho, Cornélio Procópio tem a honra de ser pioneira no Brasil na atenção à questão do idoso. Nesta cidade foi implantada pela primeira vez em 1994 uma Pastoral da Pessoa Idosa, idéia que surgiu de um providencial encontro, em 1993, entre Lima Filho e Zilda Arns, que na época presidia a Pastoral da Criança. Lima Filho, então, era presidente da SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, seção Paraná.

A história do nascimento da Pastoral da Pessoa Idosa tem um lance do acaso muito interessante. Em 1993, um bendito mau tempo juntou essas duas nobres figuras no aeroporto de Londrina. Zilda Arns voltava da celebração dos 10 anos da Pastoral da Criança, Lima Filho ia a Curitiba para um congresso da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG.

Impedidos de tomar o vôo, os dois passaram várias horas conversando. Zilda Arns relatou então para Lima Filho que no trabalho da Pastoral da Criança, os militantes se deparavam o tempo todo com questões referentes à pessoa idosa. Já Lima Filho falou da preocupação da SBGG em dar algum tipo de atendimento ou acompanhamento às pessoas idosas de todo o país. O médico acreditava que seria interessante a criação de redes de solidariedade com os idosos, na forma como a Pastoral da Criança tinha com as crianças. Desta conversação nasceu a Pastoral da Pessoa Idosa, mantida até hoje pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Porém, antes da criação da Pastoral, Lima Filho já fazia em Cornélio Procópio um trabalho exemplar em relação aos idosos. Pode-se dizer que a preocupação com idosos nasceu nesta cidade, na realização do 1º Simpósio Nacional de Ecologia e Envelhecimento, em dezembro de 1991. Já naquele tempo, Lima Filho antevia a importância de um tema que hoje é preocupação mundial.

Depois, em 2003, a CNBB realizou a Campanha da Fraternidade sobre os idosos, quando houve uma discussão nacional mais aprofundada do assunto. Lima Filho, na condição de assessor da coordenação nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, viajou o Brasil inteiro para falar em todas as Dioceses brasileiras. Neste ano ocorreu também a promulgação do Estatuto do Idoso.

Desse modo e graças ao trabalho do doutor Lima Filho, Cornélio Procópio está inserida no plano nacional como pioneira na questão do idoso, hoje um tema de interesse internacional por causa do aumento da perspectiva de vida em todo o mundo.

João Batista Lima Filho é um médico com um perfil humanitário. É bem conhecida sua dedicação extrema na atividade profissional no Hospital Cristo Rei, na Casa de Saúde Dr. João Lima e no CEGEN, o Centro de Excelência à Atenção Geriátrica e Gerontológica, todos em Cornélio Procópio. Além disso, não deixa de se dedicar às causas públicas, movido por um espírito benemerente e justo. Estar ao lado de alguém assim − que tomamos como um símbolo de tantas pessoas com valores humanitários que nos apóiam − é uma motivação elevada para o nosso trabalho, pelo apreço que nos proporciona e também pelo que nos trará de experiência e capacidade técnica.

Nenhum comentário: